Coligação de Berlusconi <br>perde bastião de Milão

A coligação governamental italiana de centro-direita liderada por Silvio Berlusconi sofreu uma pesada derrota na segunda volta das eleições autárquicas, realizadas no domingo, perdendo o bastião da província de Milão (norte) para o centro-esquerda.
O candidato de centro-esquerda, Filippo Penati, obteve 54,3 por cento dos votos, contra 45,7 por cento de Ombretta Colli, que encabeçava a lista da direita.
Neste sufrágio parcial para os executivos provinciais e câmaras municipais, a oposição já tinha vencido a primeira volta, que decorreu em simultâneo com as eleições europeias, dominando 41 províncias e 4.417 municípios, com destaque para a província de Bolonha e da região insular da Sardenha.
O escrutínio de domingo destinou-se a eleger os líderes de 22 províncias e presidentes de 101 municípios. O dirigente da coligação Oliveira, Piero Fassino, afirmou que «Berlusconi perdeu em casa ao ceder a sua fortaleza» [a Lombardia] e que «o centro-direita já não goza da confiança da maioria do país».


Mais artigos de: Europa

Mais horas por menos salário

O conglomerado industrial alemão Siemens assinou, na quinta-feira, 24, dois acordos com o sindicato da UG Metall que prevêem o alongamento da jornada de trabalho sem aumento salarial.

Conflito endurece

A luta contra a privatização incluiu a ocupação da central eléctrica de Argia, no sul de França, e o corte de uma linha de alta tensão que abastece Espanha.

Parem Bush

Dez mil pessoas, segundo a polícia, entre 30 mil a 40 mil segundo os organizadores, manifestaram-se na noite de sexta-feira, 25, em Dublin contra a visita do presidente norte-americano à Irlanda, que precedeu a deslocação à Turquia para participar na cimeira da NATO. Sob o lema «Parem Bush», o movimento irlandês contra a...

Saúde não é mercadoria

A Suécia e a Espanha rejeitam a inclusão dos sistemas de saúde na directiva europeia de sobre serviços públicos. Em declarações feitas na segunda-feira, 28, em Estocolmo, a ministra espanhola da Saúde e Consumo, Elena Salgado, considerou que «os serviços de saúde não são mercadorias» e que não devem por isso ser...

Depois das eleições<br>e da adopção da «constituição»

No final do Conselho Europeu, após a adopção (precária) da «Constituição Europeia», a questão do Presidente da Comissão ficou empatada, por isso teve de se ir a prolongamento e, depois, a penalties, e quem acabou por levantar a taça foi quem saiu do banco, ou das bancadas?, e vai ser capitão de equipa a prazo, só até ter...